COMO FAZER 04 BRINCADEIRAS E JOGOS DE MATRIZ AFRICANA (BNCC) NAS SUAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Como jogar: Coloque as peças no tabuleiro, três de cada lado. Um jogador, de cada vez, mexe uma de suas peças na linha até o próximo ponto vazio, seguem-se revezando-se. Não é permitido saltar-se por cima de uma peça. Cada jogador tenta colocar as suas três peças em linha reta. O primeiro a colocar as três peças em linha reta ganha o jogo. Os jogadores devem-se revezar para iniciar o jogo. Ganha o jogo quem conseguir colocar três peças da mesma cor em uma fileira. Se a mesma sequência de movimentos for repetida três vezes, o jogo acaba empatado, isto é, não há vencedor nem perdedor.
Brincando de Sishima:
2 - YOTÉ
COMO JOGAR: É UM JOGO PARA 2 JOGADORES COM UM TABULEIRO DE 6X5 SEM NENHUM LADO ATRIBUÍDO A NINGUÉM. CADA JOGADOR COMEÇA COM 12 PEÇAS NA SUA MÃO (RESERVA).
EM CADA JOGADA TEM DE SE FAZER UMA DE 3 AÇÕES POSSÍVEIS:
COLOCAR UMA PEÇA DA MÃO NUMA CASA VAZIA DO TABULEIRO.
MOVER UMA PEÇA SUA NO TABULEIRO PARA UMA CASA LIVRE, ISTO É, APENAS PARA CIMA E PARA BAIXO, ESQUERDA E DIREITA. NÃO É PERMITIDO NA DIAGONAL.
CAPTURAR UMA PEÇA DO ADVERSÁRIO SALTANDO UMA PEÇA SUA POR CIMA DE UMA DO ADVERSÁRIO QUE ESTEJA CAINDO NUMA CASA LIVRE. A PEÇA DO ADVERSÁRIO É CAPTURADA E REMOVIDA DO TABULEIRO. QUANDO O JOGADOR CAPTURA UM PEÇA PODE ESCOLHER OUTRA QUALQUER DO ADVERSÁRIO QUE ESTEJA NO TABULEIRO E TAMBÉM CAPTURÁ-LA! NO ENTANTO NÃO É OBRIGATÓRIA ESTA SEGUNDA CAPTURA.
FINAL DO JOGO: GANHA O JOGADOR QUE CONSEGUIR CAPTURAR TODAS AS PEÇAS DO ADVERSÁRIO. SE NENHUM JOGADOR CONSEGUIR FAZER UMA AÇÃO VÁLIDA, GANHA QUEM TIVER MAIS PEÇAS NO TABULEIRO.
DICA: UTILIZE FEIJÃO, ARROZ OU MILHO DE PIPOCA COMO PEÇA.
JOGANDO YOTÉ:
Como jogar: A Amarelinha Africana, diferente da nossa tradicional amarelinha não usa uma pedrinha, céu ou inferno e a forma como é desenhada muda seu objetivo, acentuando o caráter cooperativo. Não é uma brincadeira de competição, não há perdedores, e utiliza música. O número de participantes varia de acordo com as possibilidades da coreografia que será criada. Esta coreografia deve ser executada de forma simétrica e ao mesmo tempo, por isso a necessidade de uma música. Na África existe festivais dessa amarelinha, cada grupo cria a sua coreografia e escolhe a música
Material: Fita crepe ou giz
Sugestão: Experimente a brincadeira com diferentes ritmos musicais. Combina uma coreografia.
Brincando de Amarelinha Africana
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